Amplo trabalho de alinhamento de empresas do agronegócio com os seus fornecedores, no âmbito interno e externo, no conceito de Sustentabilidade, esclarecendo os seus pilares, nas questões ambiental, social e econômico, visando estabelecer uma relação ganha/ganha com o produtor rural.
O objetivo principal é reforçar o elo existente entre a empresa e o produtor rural, garantindo a fidelização da relação na cadeia do agronegócio. A sua operacionalização envolve a análise do ambiente interno e externo, com diagnóstico abrangente do produtor/fornecedor, identificação de indicadores mensuráveis, a diferenciação e segmentação e as ferramentas necessárias, com treinamentos e consultorias para o enquadramento destes parceiros no programa.
Os resultados esperados, com as consultorias e treinamentos, onde inclui-se o diagnóstico e plano de ação para as equipes de campo que lidam diretamente com o produtor rural, é a profissionalização deste elo, até que tenha em mãos o seu custo de produção, garantido pelos meios sustentáveis.
O Programa de Sustentabilidade possibilita às empresas, o acesso à mercados cada vez mais exigentes; a proteção às barreiras não tarifárias crescentes; e o início de processos de certificação e venda diferenciada de commodities agrícolas, produzidas com responsabilidade sócio-ambiental, dentro dos critérios de sustentabilidade. O programa também cria um sistema avaliação (através de indicadores) e reconhecimento, no formato de mecanismo de incentivo privado para atendimento aos objetivos do projeto, ou seja, a produção agrícola com sustentabilidade.