Consultoria
Para o Agronegócio
Assessoria
Gestão Estratégica
Inteligência
de Mercado
Fale Conosco

4 etapas do Marketing Digital no Agronegócio

Como você tem feito o Programa de Marketing Digital em sua empresa do agro?

Você tem estado atento ao seu tráfego, engajamento, conversão e retenção de clientes? Você sabe a importância de estimular novas compras aos clientes atuais? Você sabe a importância de estimular novas compras aos clientes atuais?

Hoje falaremos sobre os 4 pilares para implementar um processo de marketing digital para fazer sua empresa no agro vender mais, e se tornar mais conhecida.

O primeiro pilar de marketing que deve ser implementado, principalmente no marketing feito pela internet, é o tráfego.

Imagine que você abriu uma loja para venda de produtos agropecuários na sua cidade. Qual é o primeiro aspecto que você tem que avaliar para que essa loja física tenha sucesso?

É o layout, a vitrine, o mix de produtos?

Não! É a localização, onde essa loja física vai estar.

Você deve considerar se a rua onde essa loja vai estar localizada, tem um fluxo alto de pessoas, ou não. Ou seja, se ela tem muito tráfego. Não adianta construir a melhor loja do mundo, num deserto.

No meio digital, isso quer dizer que, o que não é visto, não é lembrado. Muitas pessoas produzem um conteúdo excelente, têm muitos clientes, e de fato geram muito resultado para esses clientes, mas que não sabem se vender. Não sabem mostrar para essas pessoas aquilo que estão fazendo. E esse é o grande pilar do tráfego: levar seu conteúdo e suas soluções para que as pessoas certas vejam.

O segundo pilar é o engajamento. Como o próprio nome diz, engajar significa envolver, conquistar as pessoas que chegaram até a sua loja. E por loja, podemos entender também o seu site, a sua página no LinkedIn ou seu perfil no Instagram.

Agora que você atraiu os usuários até você, o próximo passo é fazê-los se envolver com aquilo que você trouxe, aumentando sua percepção de valor. Na loja física esse envolvimento pode ser através da vitrine, do layout do PDV, os vendedores e o mix de produtos por exemplo. Já na internet, um desses aspectos que geram envolvimento é o site. É fundamental entender que, se o usuário não é engajado, ele não converte.

E para isso, devemos entender que existem 3 degraus que o seu potencial cliente deve percorrer até que ele esteja pronto para comprar, que são os chamados Níveis de Consciência do Consumidor.

No primeiro degrau, esse consumidor precisa do seu produto ou serviço, mas não sabe e não busca uma solução. 

No segundo degrau, ele precisa, sabe que precisa, mas não busca a solução.

E no terceiro degrau, quando esse potencial cliente já estiver apto para comprar, ele precisa, sabe e busca.

Mas afinal, como tirar esse lead do primeiro degrau, e levá-lo até o terceiro? Um dos passos fundamentais para isso é “educar” esse lead.

E aqui, ainda não é o momento de fazer uma oferta de venda. Nesse momento, seu papel é apenas levar informações a esse cliente potencial, de modo que ele perceba que existe uma solução para o problema dele, ou uma maneira melhor de fazer o que ele já faz, que vai trazê-lo melhores resultados.

Esse engajamento precisa passar por um ambiente de conversão, seja ele uma loja ou uma página na internet. Essa página da internet pode ser um site convencional, um e-commerce ou um marketplace, e independente do formato, temos que considerar alguns elementos:

– UX (User Experience) – a experiência do usuário ao conhecer seu produto ou serviço, e ao passar pela jornada de compra;

– Gatilhos Mentais – que são ferramentas para a sua comunicação ser mais assertiva e persuasiva;

– Cores – é importante considerar a psicologia das cores, para entender como elas influenciam no processo de tomada de decisão de compra;

– Tempo de carregamento da página – para garantir que o usuário não saia no meio do processo.

O terceiro pilar é a conversão. Depois que a sua empresa foi capaz de atrair pessoas para a sua loja, e envolver essas pessoas com o seu produto ou serviço, agora é o momento de convertê-los em clientes, ou seja, fazê-los tomar a decisão de comprar.

Se for um e-commerce, esse processo de conversão vai ser: clicar no carrinho, depois em finalizar pedido, e depois, efetuar o pagamento. No caso do e-commerce, só 40% das pessoas que clicam em finalizar pedido, de fato, concluem o pagamento, seja porque não pagaram o boleto, ou porque não havia limite no cartão.

Uma ação relativamente simples seria pedir o cadastro de todos que se interessaram em seu produto no e-commerce ou no site, e ligar para aqueles clientes que geraram boleto mas não efetivaram o pagamento.

Outra ferramenta capaz de aumentar sua conversão é o CRM, que monitora o tamanho do mercado potencial vs o número de clientes que você tem identificado, e acompanha cada um desses potenciais clientes na sua jornada de compra.

É importante citarmos também que nesse processo de conversão, devem ser aplicados princípios de negociação e vendas, como atendimento ágil, venda consultiva, quebra de objeções, e é claro, a identificação de dores desses clientes e gatilhos mentais que vão tornar sua comunicação mais persuasiva.

O quarto e último pilar é o da retenção. Muitas empresas se esquecem desse pilar por acreditar que, depois da venda, não precisam fazer mais nada. E por isso, muitas vezes acabam perdendo esses clientes, e comprometendo a lucratividade do seu negócio.

Retenção é fazer seu usuário comprar novamente. Todo cliente possui um custo de aquisição, e se esse usuário só converte, você terá que adquirir um novo usuário, incorrendo em um novo custo. Mas se esse usuário volta a comprar, o lucro da sua empresa automaticamente vai crescer pois não haverá outro custo de aquisição para atrair potenciais clientes para passarem por toda sua jornada.

Uma das formas de fazer essa retenção é proporcionando uma experiência de consumo, UX, que fará com que esse usuário lembre de sua empresa e volte a comprar. Esse processo é comumente chamado de Customer Success, ou Encantamento do Cliente, que envolve ainda o atendimento ou pós-venda após a experiência do usuário.

Outras maneiras de reter são através também da produção de conteúdo pela sua empresa, o branding ou valorização da sua marca, e ainda, programas de fidelidade e programas de Member Get Member para estimular que pessoas tragam amigos para sua empresa.

Quer saber mais como a Clarivi pode ajudar sua empresa do agro a implementar um programa de marketing e aumentar sua lucratividade? Entre em contato conosco através do email: contato@clarivi.com.br ou do telefone: (34) 3210-9040