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Vendas no Agronegócio: Funil de Vendas

Imagine que você saiu para pescar. Você lança a isca em um lugar do rio, e nada. Lança em outro, e nada também.

Você passa o dia inteiro tentando, e não pesca nenhum peixe. Você volta para casa com a cesta vazia, triste porque você não vai ter nada para comer, você olha pro lado, para seu vizinho de fazenda, e vê ele com uma cesta de peixes enorme que ele mal consegue carregar.

Claro, você fica curioso com aquilo, e pergunta para seu vizinho o que que ele fez para conseguir tantos peixes.

Então ele te responde: “Foi fácil. Há um tempo atrás eu escolhi uma parte do rio com menos correnteza e poucos galhos. A cada dia, eu fui jogando um pouquinho de quirela de milho lá, para os peixes virem. Todo dia eu jogo a quirela no mesmo horário, e aí eu acostumei os peixes a irem comer lá. De vez em quando, dia ou outro, junto com a quirela eu também jogo a isca e o anzol. E por isso eu pesco sempre tantos peixes.”

O funil de vendas, que é uma ferramenta para melhorar sua gestão comercial, faz exatamente isso na sua empresa.

O objetivo do funil é gerenciar a relação com os seus clientes, satisfazer esses clientes e fidelizar, usando um software para reduzir os seus custos e aumentar a qualidade e os lucros do seu negócio.

Não basta saber produzir, tem que saber vender.

Dessa forma, o funil de vendas juntamente com um CRM, vão controlar em uma única ferramenta todas as estratégias, as práticas, as políticas e tudo mais que envolve gestão, análise e contato com o cliente, para garantir que a sua taxa de conversão de vendas aumente, e também, que você faça a captação de cada vez mais clientes.

Um dos jeitos de fazer isso é prevendo e antecipando tendências e necessidades de possíveis futuros clientes, pensando nos melhores canais para poder alcançar esses clientes.

Como isso funciona na prática?

No funil de vendas você vai monitorar toda a jornada de compra dos seus prospects, ou seja, as pessoas que mostraram algum interesse pelo seu produto ou serviço.

Na prática, primeiro você terá uma coluna “Novos Clientes”, onde você irá cadastrar toda sua lista de prospects, ou todos os contatos que você tem de potenciais clientes com email, telefone e nome da empresa.

Depois, a próxima etapa é qualificar esses prospects, ou seja, entender quais deles fazem sentido para o seu negócio, e quais deles se interessam pelo seu produto ou serviço.

Essa etapa ainda não é momento de você vender. Você vai apenas coletar informações importantes sobre os problemas que esses potenciais clientes têm e já começar a criar um relacionamento melhor com eles.

Vamos imaginar que você venda um serviço de marketing digital para empresas do agro. Nessa etapa de qualificação você poderia fazer a seguinte pergunta para esses seus possíveis clientes: “nós estamos construindo aqui na empresa um projeto piloto, e eu gostaria de te perguntar, se houvesse um serviço de marketing digital para divulgar sua empresa que fosse capaz de gerar um crescimento de até 20% por ano no seu negócio, seria interessante para você?”

Com essa pergunta você vai ser capaz de entender se o cliente teria interesse na solução, e vai poder também explorar quais as necessidades atuais desse cliente.

Na próxima etapa, depois que o cliente se interessou pelo seu produto ou serviço, você vai fazer a apresentação da sua empresa, e vai fazer o envio da proposta de acordo com a necessidade que ele tem.

Depois de enviada a proposta, o próximo passo é a etapa de negociação daquele contrato, e por último, a etapa de fechamento, quando o contrato já está assinado.

Uma das grandes vantagens desse funil de vendas é poder acompanhar cada um daqueles prospects que a sua empresa têm, e com uma maior precisão, acompanhar eles nessa jornada de compra do início ao fim, garantindo que você não se esqueça de nenhum deles e que esses clientes sintam de fato que você se importa com transformar algum aspecto da vida ou da empresa deles.

Se quiser saber mais sobre como a Clarivi pode ajudar sua empresa do agro a estruturar seu programa de marketing e de vendas, entre em contato com um de nossos consultores através do email contato@clarivi.com.br, ou através do telefone: (34) 3210-9040