Como você tem feito o marketing da sua fazenda, sua revenda agrícola, sua cooperativa ou da sua empresa do Agro?
Existe uma estratégia por trás, ou a sua marca tem ido para o mercado sem um objetivo claro que você quer comunicar? Mais importante que isso, quando o cliente olha para sua marca, quando ele olha para o nome da sua empresa ou a sua logo, será que ele realmente vê valor nessa marca? Ele enxerga algo que possa contribuir para ele, ou ele é indiferente à sua empresa?
Talvez você não esteja vendendo porque sua empresa não tem uma estratégia de marketing, não tem claro onde quer chegar e o quer comunicar, e nesse post a gente vai falar sobre alguns passos simples para estruturar seu programa de marketing e mudar a forma como a sua empresa é vista no mercado.
Quando seus clientes olham para sua marca, eles conseguem imediatamente reconhecer qual o valor dela? O seu marketing, a forma como você se vende, é capaz de comunicar a missão, a visão e os valores da sua empresa, e realmente agregar algo para as outras pessoas?
No post de hoje vamos falar sobre Valor da Marca e Branding em empresas do Agronegócio.
A primeira coisa que devemos pensar sobre posicionamento de marca é: Qual que é a estratégia competitiva da sua empresa?
Existem dois 2 tipos de estratégia competitiva que uma empresa pode adotar.
Ou essa empresa do agro adota uma estratégia de baixo custo, ou seja, ela quer conquistar os seus clientes pelo baixo preço do seu produto ou serviço, ou ela adota uma estratégia de diferenciação, que quer dizer que os preços dos seus produtos ou serviços vão ser mais elevados, mas que para vender esses produtos ou serviços a empresa vai se destacar por algum outro aspecto.
Independente da sua estratégia ser baixo custo ou diferenciação, seu objetivo deve ser sempre tornar o seu produto ou serviço um objeto de desejo. Mas isso se torna ainda mais claro quando a gente fala do marketing de diferenciação.
Quando as pessoas são perguntadas o que elas pensam da sua marca, essa pergunta é materialização do seu branding, do seu valor de marca. É esse pensamento que você deve se preocupar em construir na cabeça das pessoas.
Completa essa frase: Se é Bayer é…
Lembre-se sempre que qualidade não é diferencial, é obrigação. Se você não tem qualidade, seu produto ou serviço nem deveria existir. Mas afinal, como você pode fazer o branding ou o posicionamento de marca do seu produto ou serviço?
O primeiro passo é entender qual é o seu manifesto. Manifesto é a causa que você defende. Qual é a causa que a sua empresa defende?
A sua empresa tem que ser capaz de dizer: “Nós existimos no mundo porque queremos arrumar determinado erro. Isso tá errado!” Qualquer outra coisa diferente disso, talvez a barreira de entrada para chegar um concorrente seja muito baixa.
“Ah, minha fazenda tem uma estrutura enorme.” “Ah, minha empresa tem uma capacidade de processamento de grãos de x toneladas por dia.”
Acredite, isso é muito fácil de copiar. Qualquer investidor com muito capital vai ser capaz de copiar isso da sua empresa.
O que é muito difícil alguém copiar é: Qual é a causa por trás da sua marca?Por que que você paga 5 mil reais em um Iphone, mas não paga 2 mil em um concorrente que tem uma qualidade parecida?
Porque a Apple tem um manifesto muito forte, das pessoas que querem fazer a diferença no mundo, que querem pensar diferente. Não tem nada a ver com computador ou com celular. Tem até um vídeo famoso do Steve Jobs que fala que a Apple não vende computador, ela vende só uma ferramenta para quem pensa diferente poder mudar o mundo.
Do mesmo jeito pode ser com sua empresa. Qual é a sua inquietude? Qual é o seu legado, o que você veio fazer nesse mundo?
A sua marca transmite esse propósito seu? Não adianta dizer que seu produto é pioneiro, que as suas sementes têm a melhor qualidade, que os tratores que você vende têm a maior resistência. Tudo isso os seus concorrentes falam também.
Mas assim como a Bayer fez com aquela frase, “Se é Bayer é bom”, você tem que transformar seu produto ou serviço em um objeto de desejo.
Esse tem que ser seu incômodo de todos os dias: Como você pode fazer a sua empresa ser a mais desejada do mercado? Como você pode um dia, chegar a dizer: “A gente determina o padrão de qualidade”?
Uma pergunta muito comum é: Como eu precifico o meu produto? E eu devolvo essa questão perguntando: Como você pode agregar tanto valor ao seu produto, de forma que seu preço vai ser a menor das preocupações para seu cliente decidir comprar de você?
Essa é a reflexão que você deve mentalizar: O quanto vale sua marca na cabeça do seu cliente? Você realmente está gerando valor para esse cliente, ou está só focado em você, no seu preço e no seu lucro?
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